terça-feira, 6 de novembro de 2018

Saudades (V)


No dia de finados fui até à minha aldeia visitar a minha mãe e acompanhá-la à igreja, onde foi celebrada missa por alma de meu pai. Depois, ainda antes do almoço, fomos ao cemitério depositar flores na campa de meu pai. 
Esta época do ano é bastante nostálgica para mim. Já em criança, quando ali morava, assim acontecia. 
À medida que os meus entes queridos vão partindo, essa nostalgia aumenta e uma emoção estranha avassala-me. Cada vez se me torna mais difícil percorrer os locais onde em tempos idos vivíamos todos em comunhão. A casa dos meus avós, onde fui tão feliz, não parece a mesma com o vazio que se instalou com as suas ausências. É angustiante. O mesmo está acontecer com a casa dos meus pais. Parece que lhe falta alma e como falta! O meu pai sentado na varanda olhando o seu amado Tejo, com os seus lindos olhos da cor do rio, é um quadro que jamais voltarei a ver! Como me dói a sua ausência. 
E assim a vida vai prosseguindo o seu rumo deixando-me mais pobre com a falta daqueles a quem eu tanto amava. 
Até a aldeia que dantes palpitava vida, agora, apesar do progresso, não é mais a mesma. 
Fazem-me tanta falta os meus avós, o meu pai...



Texto e Fotos
 Ailime
06.112018


7 comentários:

  1. Boa Noite querida amiga Ailime!
    Estava com saudade de postagens por aqui, gosto demais de memórias.
    Bem, no Dia de Finados, fui ao túmulo de meu pai como você e já encontrei uma florziha lilás posta que algum familiar tinha colocado na semana, pois estavam meio murchinhas.
    Cemitério por aqui neste dia é lugar de festa, só vi uma senhora com o filho rezando o terço e outa, como eu, chorando comovida à beira do túmulo. Foi um dia de contrição e MUITA saudade.
    Mas, como você também postoe, os nossos antepassados se vão... tinha um túmulo de familiares que já está com 4 lá, que estava ornamentado belíssimamente com inúmeras flores... Um contraste social e um contraste na maneira de ver este Dia que mudou muito atualmente.
    Sua postagem me fez recordar aquele dia recente onde tive um misto de sentimentos, mas o Amor me deu força para superar a saudade imensa que também, como você, sinto do meu pai amado.
    Tenha dias venturosos e aconchegantes, amiga!
    Escreva mais nesse blog, ele é lindo, com um conteúdo relevante!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Tão bem descrita tua saudade e é mesmo assim que acontece... E eu sinto saudades da minha mãe que está "viva", porém não é mais nem a sombra dela! pena! Lindo te ler.Tocante relato! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ailime... Um relato bonito com pessoas que você guarda gratas lembranças. A vida e a morte, com suas nuances profundas... Saudades de bons tempos, ah, como são tão angustiantes!...
    O meu carinhoso abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, querida amiga. Como eu entendo essas suas palavras de saudade!
    Vou-lhe pedir que me envie um mail.
    Obrigada por visitar e comentar, sempre com tanta simpatia, as minhas publicações.
    Beijinhos e boa semana... que o sol já apareceu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sei bem como é...
    Até a praia que pais e tios frequentavam, não parece a mesma...
    Abraço grande em comunhão de saudade.
    Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  6. Como a entendo Ailime !
    Este fim de semana foi a festa na aldeia e nada fiz pois a minha mãe adorava receber a família e os amigos ... e para o mês que vem será mais um aniversário da sua morte de modo que... a minha alma anda negra como a noite!!! Bj e gostei de ler

    ResponderEliminar
  7. Nossa, muito legal essa sua mensagem de saudade, gostei muito do seu texto!
    Eu e uma amiga temos em nosso site umas boas mensagens também.

    ResponderEliminar