quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O verão na minha aldeia (IV)


No decorrer do verão  tem-me vindo à memória como eram passados os dias na minha aldeia, nos longínquos anos sessenta do século passado, durante a enorme canícula do Estio.
Eram dias excepcionalmente quentes e duros para quem trabalhava no campo. O meu avô costumava levantar-se de madrugada para regar as hortas e só pelo fim da tarde voltava de novo a essas tarefas.
Era a época da rega do milho, do feijão verde, do tomate, pepino, melão e melancia!
(E como era tão bom o gaspacho feito pelo meu avô com os produtos da horta salpicados com orégãos, assim como o refresco de café e vinagre feito pela minha avó)! Saudades desses tempos.
As férias escolares pareciam uma eternidade. Três meses num tempo em que ainda não havia televisão nem outras distracções, a não ser as brincadeiras da época, que eram bem saudáveis, o tempo eternizava-se e eu estava sempre ansiosa para que chegasse o dia sete de outubro, dia em que se reiniciavam impreterivelmente as aulas. Feitas as cópias passadas pela professora que eram imensas (eu despachava tudo em quinze dias;)), sobrava-me imenso tempo que eu ocupava nesses dias a brincar com as minhas irmãs em casa . Pela tardinha um grupo de mães, em que se incluía a minha, reuniam os filhos e lá íamos nós a banhos numa pequena praia no rio Tejo. 
À noite como as casas ficavam insuportavelmente quentes, porque a aragem, se a havia, era irrespirável,  era costume as mulheres da aldeia sentarem-se nas soleiras das portas a conversar até altas horas da noite. Muitas histórias de lobisomens e afins eu ouvi sentada aos pés de minha mãe.
Em traços largos, era assim o verão na aldeia que me viu nascer, que apesar do calor me deixou gratas recordações.


Ailime
22.08.2018
Imagem Google

11 comentários:

  1. Lindas as suas lembranças e saudades... Tempos bons e cheios de encantos!
    Gostei muito do relato, Ailime. Faço ideia das grandes alegrias cultivadas com tanto amor familiar...
    Boa noite! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que coisa boia e parece que vivi por lá!

    Lembro tanto do Kiko contar suas peripécias nos avós na Itália e junto com as minhas, lendo as tuas, refresca as memória! Adoro esse teu blog, que penso, deverias pensar m escrever bastante para virar livro e ficar para tua família... Adorei!

    beijos, chica ( respondendo: recebo as atualizações no FEEDLY.COM)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, querida amiga Ailime!
    O Verão aí é forte e causticante...
    À parte disso, você cresceu no clima quente e é uma pessoa equilibrada.
    Lembro-me bem das férias longas de outrora... queria logo ir para a aula... rs...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Ailime, ando preocupada pois quando entro nos seus blogs, meu PC apita avisando de invasor. Esse ainda não acusou, Quando apita, desligo o meu correndo e acima vem escrito Não Seguro!. Vou falar com minha filha que chega amanhã para ela passar um anti virus! Vou parar logo! Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Lendo suas historias Ailime vi o quanto temos em comum amiga. Sou de uma cidadezinha de interior de Minas e vivi os anos 60 neste ambiente de contos e causos de assombrações e pude crescer num ambiente livre e de contato direto com toda a natureza.Tinha como ritual as férias na casa de minha vó mãe de meu pai, onde eu me sentia o rei da selva e paparicado por ela, íamos em três irmãos e ficávamos por lá toda a ferias. Era lindo amiga e fazem parte de muitas das minhas inspirações. Na minha cidade todas as casas sem muros e tinham em cada entrada um banco de madeira onde se ficava à noite proseando. Tempo bom e lindo amiga que aqui revivi.
    Abraços.
    Beijo e grato pela viagem.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, só agora descobri este seu espaço lindo!
    Adorei ler os relatos que tão bem aqui descreve.
    Confesso que, além do interessante conteúdo, dou também importância à forma!
    Vou ficar leitora assídua e espero não deixar de marcar presença!
    Obrigada pelos bons momentos que agora me proporcionou.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Ailime.
    Estou super impressionada com este seu blog, que não sei como me passou ao lado!!
    O que se passava na sua aldeia é mesmo muito igual ao que se passava na minha (eu também sempre lembro os 3 meses de férias, eram as férias grandes; das mulheres sentadas nas soleiras e escadas a apanhas a fresca, etc..), mas a Ailime tem uma forma de escrever diferente da minha e eu estou apaixonada pela sua forma de escrever e de contar as suas memórias. Se calhar é pedir muito, mas escreva mais.
    Beijinhos e cont.de boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Lindíssimas recordações de tempos que não voltam mais. Também tenho algumas recordações parecidas.

    Boa semana, amiga Ailime!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá, querida Ailime!

    Deu-me gosto ler este seu texto! Está tudo ali tão bem explicadinho e até parece, k nós entramos e sentimos as "cenas".

    Embora só tenha vivido até aos dois anos de idade no Alentejo, tb mto quente, lembro-me de tudo aquilo k tão bem descreveu. E adoro gaspacho e sentar-me à porta da rua, brincando com os outros meninos e meninas desse tempo. Continuo a ir ao Alentejo uma ou duas vezes por ano, mas muitas pessoas não conheço e tudo está tão diferente!

    Beijos e um excelente fim de semana, que está quente, embora o outono já tenha chegado.

    ResponderEliminar
  10. Lembranças e saudades se encontram numa bela descrição de um tempo que não voltando também não se esquece!!!bj

    ResponderEliminar
  11. Interessante. Há uns dias, a propósito de uma reflexão
    sobre o tempo, lembrei-me das férias de verão que nunca
    mais terminavam...
    Apesar do tempo e das histórias de estarrecer, sobraram
    as boas recordações, o que é deveras importante.
    Abraço grande.
    ~~~

    ResponderEliminar