quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Ti Gaiata (IX)


A Ti Gaiata, como todos na aldeia a chamavam, era uma senhora que além de tecedeira era também parteira. Ainda hoje não sei se este era o seu verdadeiro nome ou se era alcunha. 
Só sei que era uma pessoa muito simpática e alegre e cheia de genica. Era viúva e vestia sempre de escuro, com um lenço preto atado na cabeça e sempre com um sorriso nos lábios. 
Lembro-me de a ver no seu tear confecionando bonitas colchas de lã ou simplesmente mantas de trapos. Como ela morava perto da nossa casa, por vezes ia visitá-la, porque gostava de a ver manejar os pedais do tear ao mesmo tempo que fazia deslizar o pente com o fio em constantes movimentos, para cá e para lá... Assim nasciam lindas obras de arte. 
Que me recorde era a única parteira da aldeia e no dia em que eu nasci teve de fazer dois partos, o que não seria muito vulgar num meio tão pequeno. O meu durante o dia e à noite o de um robusto rapaz, de seu nome Luís. 
Ainda não tinham passado dois anos, ao nascer do sol de um dia de maio, colocou-me no colo uma mana, eu que acordara no berço com os olhos muitos abertos, decerto ao sentir algum alvoroço no quarto. Claro que não me recordo de nada, tendo sido a minha mãe que mais tarde me contou. A quem me perguntasse quem me tinha dado a menina, a minha resposta era sempre "Ti Gaiata"! 
Era também a Ti Gaiata que nos perfurava as orelhas com a sua mestria para o uso dos brincos. 
O método era bastante doloroso e a minha mãe arrependeu-se por não ter posto fim a esta tradição no que respeita a suas três filhas. 
Entre o tear e os partos a Ti Gaiata preenchia assim os seus dias na aldeia. 
Como eu, muitos dos meus conterrâneos lhe estamos eternamente gratos, por nos ter ajudado a ver a luz do dia. 




Ailime
24.01.2019
Imgens
Google

11 comentários:

  1. Linda homenagem e belo exercício de memória esse! Quantas vidas ela trouxe ao mundo e tomara seja sempre recordada,com tu fizeste! LINDO! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Que interessante! Nasci de parteira e aqui me lembro de como me contaram...
    Nome engraçado e, mesmo que seja alcunha, está diferente como o cargo sugere.
    Gostei do final tsmbem e agradeço a Deus por me ter dado a possibilidade de ver a luz da vida.
    Que bonito é esse blog seu, amiga. Gosto muito de memórias.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘🌸🌻🌼🌷💐🙏

    ResponderEliminar
  3. Bonitas memórias, gostei de vir a este cantinho escondido. Uma celebração da vida, de nascimentos e de quem nos inspirou e fez. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que linda postagem e homenagem, Ailime! Lembranças preciosas de um tempo inesquecível...
    Sabe, também eu e marido viemos ao mundo através de uma parteira, a mesma, acredita?! O mundo dá voltas...
    Bjs e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  5. Naquele tempo não havia médicos, nem maternidades como há hoje, nem tão pouco havia estradas por onde pudessem ser transportadas as parturientes de então, pelo que o nascimento das crianças tinha de ser resolvido na aldeia e felizmente sempre com êxito graças a mulheres como a Ti Gaiata.
    A minha parteira foi a minha avó paterna, mas sei que durante muitos anos a parteira da aldeia era a minha trisavó e depois a minha bisavó (três gerações de parteiras).
    Pelas suas mãos experimentes, de muito saber, passaram muitas crianças nascidas ao longo de várias décadas. Contava a minha avó, que à sua avó, as crianças que "acanou", quando a viam, pediam-lhe a bênção!
    Beijinhos, adorei o texto.

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Ailime!

    Conta-nos, sempre, histórias reais mto interessantes, bem escritas e que nos prendem do princípio ao fim.

    Creio que em muitas aldeias do nosso país existia sempre uma senhora, que fazia os partos e assistia mãe e recém nascido.

    Figura típica da aldeia, que merecia, julgo eu, o carinho e o agradecimento de todos. Excelente e carinhosa homenagem, a da Ailime. Gostei mto de a ler.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Linda homenagem a Ti Gaiata. Gostei de ler estas memórias. Na minha terra também havia senhora que trabalhava no campo e era parteira, era a Ti Carmo muito simpática ,ela dizia que todos esses bebés eram netos dela.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Muito lindo! Nas aldeias havia sempre alguma curiosa-faz-de-tudo a quem as pessoas podiam recorrer. Tempos inocentes estes que evoca e que faz tão bem à alma recordar.

    Boa semana, amiga Ailime!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
    (Charles Chaplin)

    Feliz Páscoa, amiga querida Ailime!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderEliminar